quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Um personagem que é a cara da Zona Norte

COM VOCÊS, O PALHAÇO GRACINHA


Por Erick March

Renato Garcia é o Palhaço Gracinha. Sua missão? Espalhar alegria pela Zona Norte.

Este é Renato Garcia, o "Palhaço Gracinha", um personagem que é a cara da Zona Norte: batalhador, mas nem por isso deixa de rir... e fazer rir.
Morador do bairro do Rocha, começou a "pegar no batente" com apenas 13 anos de idade, fazendo manutenção de piscinas. Para ajudar a mãe, que estava desempregada, decidiu vender cachorro quente na lanchonete de um amigo.
Chegada a maioridade, foi convocado para o serviço militar obrigatório. E olha que história curiosa: os tempos de quartel, segundo ele, explicam sua paixão pelas artes cênicas: "no Exército, eu era um personagem. A gente tinha diversas normas a seguir. Então, aquele não era eu e eu achava isso fascinante."
Movido pelo sonho de ser ator, em 2012, ele fundou o núcleo artístico "Gema", onde passou a desenvolver o seu trabalho como o simpático "Palhaço Gracinha". “Ser palhaço é mais que uma profissão, é uma função social”, diz ele.
Gracinha tem uma missão nobre: extrair um sorriso daqueles que, à primeira vista, não teriam nenhum motivo para tanto. Em um trabalho totalmente voluntário e gratuito, peregrina pelos hospitais da Zona Norte com o objetivo de levar alegria a quem mais precisa.
Para se sustentar, o Palhaço Gracinha realiza, paralelamente, de maneira remunerada, qualquer tipo de evento: festas infantis, casamentos e outros. Enfim, se a palavra de ordem é "risada", lá está ele para levar uma pitada de alegria.
Figura fácil nas ruas da Zona Norte, sobretudo no Engenho Novo, ele também pode ser visto, diariamente, nos trens da SuperVia, onde procura levar um pouco de alegria em meio ao estresse cotidiano do trabalhador da nossa região, acostumado a enfrentar longos percursos para ir trabalhar.
Durante nossa conversa, Renato disse: "Cultivemos o riso para celebrar as nossas diferenças. Um riso que seja como a própria vida: múltiplo, diverso, generoso. Enquanto rirmos estaremos em paz".

Por essas e outras, é inevitável concluirmos que o Palhaço Gracinha está certo: #ORisoTransforma. Lembre-se disso, Zona Norte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.